sexta-feira, setembro 15, 2006

Uma aventura no SUS de São Paulo (I)


Hoje iniciei uma aventura no sistema única de saúde da capital paulista para tentar consultar-me com um Clínico Geral.

A primeira coisa que precisei fazer foi descobrir qual posto de sáude (Unidade Básica de Saúde) cobria a minha região de moradia. Isso já não foi muito fácil, foi preciso fazer o download de um programa no site da secretária municipal para só então obter a resposta (acho que muita gente não conseguiria).

Em seguida, liguei para o tal posto, e descobri que São Paulo faz parte de um programa piloto de cadastramento dos usuários, portanto, antes de marcar qualquer consulta eu preciso fazer o chamado cartão SUS. Para isso fui hoje ao tal posto munido de RG, CPF e comprovante de residência para fazer o cartão. Após uma meia hora de espera conseguir fazer o cartão provisório (o definitivo, a promessa é que chegue em casa) mas marcar a consulta que é bom nada!

A orientação foi: "volta lá por quarta-feira que vem para ver se já estão marcando consulta". Assim, na semana que vem eu continuo minha saga e prometo contá-la a vocês.

3 comentários:

Anônimo disse...

mano, absurdo isso!!! Essa cidade é uma grande zica!

Anônimo disse...

Você esta com sorte, pois geralmente é mais dificil a situação. Lá no Jabaquara tem regiões que não tem postos, aí tem que ir no Hospital Sabóia, e pegar uma senha, geralmente depois de alguns meses vc consegue a consulta. Vc quer melhor incentivo para ir para o Plano de Saúde pago?

Ah, Leo O. queria dizer que vc esta rompendo nossa resolução viu... Essa cidade não é uma grande ZICA, mas sim uma grande RAI, Zé Eduardo... ehehehe

Anônimo disse...

eu estava gripado , fui até o posto de saude da vila cruzeiro aqui em POA, com cópia do RG (fotocópia), me perguntaram o endereço, fizeram uma triagem em 20 minutos de espera, e tive uma consulta 8 horas depois , marcada!!!!tipo cheguei lá 10 da manhã e aconsulta foi as 19:30, me examinaram, passei na farmacia do postão me deram remédios e fui para casa!!!!mas!!!! se fosse algo complicado!!!!com certeza seria um grande problema!!!!