quarta-feira, setembro 13, 2006

O homem que calculava

Eu não posso negar: eu adoro livro de criança! Formalmente sou um fã de literatura infanto juvenil, costumo devorar esse tipo de livro. Talvez um dia eu evolua e me interesse mais pelos clássicos "adultos". Por ora isso não me incomoda, leio só o que gosto. Álias foi por isso que larguei o bendito curso de economia: muita coisa chata para ler.

Terminei esse livro no domingo, ganhei ele de presente da minha irmã Cláudia. O livro é muito interessante, uma história banal de um gênio da matemática em bagdá no século XIII fica interessante quando recheada de problemas matemáticos instigantes. O autor, Malba Tahan (pseudônimo de Júlio Cesar de Melo Souza) foi um professor de matemática, nascido no Rio de Janeiro, no final do século XIX, insatisteito com a didática de matemática da sua época (será que só da sua época?) ele escreveu mais de 50 livros/histórias nesse mesmo estilo.

O autor é muçulmano e o siginificado que isso dá à narrativa nos faz pensar como a religião no ocidente, goste dela ou não, tornou-se um mercado de consumo muito mais do que uma relação espiritual.

Esse post inaugura ainda, a seção "leitura recente", no menu à esquerda. Nela, e no comentário de cada livro que eu ler (espero que sejam muitos), colocarei título, autor e o melhor preço que eu encontrar na rede (na data da postagem). Além disso descobri, há algum tempo, um serviço muito útil na rede de "compartilhamento" de arquivos: o 4shared.com lá se pode encontrar milhares de obras em formato PDF para download Grátis. Sempre que o que eu ler estiver lá, indicarei o link também. Claro que não é a mesma coisa que um bom livro, mas, para quem tem condições de imprimir ou saco para ler na tela é uma grande economia.

Título:
O Homem que calculava
Autor:
Malba Tahan
Na livraria:
R$21,50 na FNAC
PDF grátis: clique aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei desse livro!

tá bem legal o Blog.

Bjs querido!

Saudades do amigo!

Anônimo disse...

Bem, li o link que fala sobre Malba Tahan (pseudônimo de Júlio Cesar de Melo Souza) e lá está que ele nasceu no Rio de Janeiro. Mas a informação q eu tinha até hoje é de que ele nasceu em Queluz. Agora fica a polêmica. Queluz é município de São Paulo e fica próximo à cidade de Rezende, Rio de janeiro. Agora vou ver se encontro algo confiável para dirimir a dúvida.