terça-feira, setembro 26, 2006

Obrigado por fumar

No domingo, eu e Tici, fomos ver "Obrigado por Fumar" no espaço Unibanco da Augusta. O filme, está em cartaz há algumas semanas e não deve ficar por muito mais tempo. É uma história ótima! Tão hilária quanto cínica. O porta-voz do conglomerado de fabricantes de cigarros e suas peripécias argumentativas para "convencer" dos benefícios ou pelo menos dos não malefícios do cigarro à humanidade.

Ao mesmo tempo, esse generoso canalha, esforça-se para apresentar-se como um bom pai, e de fato o é. Um verdadeiro herói para o filho que consegue admirá-lo, diante da astúcia de seu trabalho.

Afinal convenhamos, para mim e vários dos meus amigos e amigas que fazemos política é difícil não admirar a perspicácia e capacidade de convencer do impossível (no caso sobre o cigarro). Por várias vezes já brincamos disso, obviamente que nada sério, afinal como no filme (que é uma comédia) ninguém leva a sério aqueles que falam por falar, ou falam sem acreditar.

E em meio a essa confusão moral toda é estranho e engraçado ver o pai guiando os passos do filho para uma arte onde a verdade tem pouca importância, o debate é o que importa. De preferência que ele não tenha fim.

O filme tem diálogos ótimos como a diferença entre negociação e debate ou como certo e errado são apenas pontos de vista e como o importante (num debate) é quem vence ou perde e naquele momento, portanto, estará certo ou errado. Não é preciso convencer ninguém de que você está errado, basta eu estar certo.

Muitos ensinamentos para um mundo de contradição, longe daquele que acreditamos em que as pessoas podem crescer juntas. Ensinamentos do mundo do salve-se quem puder. Ensinamentos ruins, mas não custa nada sabe-los.

Título:
Obrigado por fumar
Diretor:
Jason Reitman
Elenco:
Aaron Eckhart, Maria Bello, Cameron Bright, Katie Holmes, William H. Macy, Robert Duvall
Gênero:
Comédia
Preço:
só nos cinemas ainda

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcelo, estava visitando seu blog e notei você citando a Johnnie Walker.

Gostaria de informá-lo nossa mais nova ação: o piloto da vez.

Parece meio controvérsio, mas devido ao consumo excessivo de álcool dos jovens, a J.W. está querendo passar de uma maneira mais eficiente a mensagem "beba com moderação" e ao invés de apenas colocar em sua propaganda o famoso "beba com moderação", estará bancando 5 refris para quem quiser aderir ao movimento. Bebendo mais refrigerante, você acaba consumindo menos bebidas alcoolicas e provocando menos acidentes.

Dê uma conferida no site que lá está melhor explicado, mas basicamente pela internet, para o internauta temos duas grandes frentes de ação o "vale refrigerante" (a Johnnie Walker estará dando 5 vale refris para o piloto da vez em determinados bares) e a disponibilização do maplink grátis (serviço que traça a melhor rota e consumo de gasolina e já divide pelo número de "caronas" e que normalmente é pago). Gostaria que ajudasse a divulgar essa ação com a gente.

Dê uma olhada no site.
www.pilotodavez.com.br

Gostaria de saber se você está interessado em ajudar a divulgar a iniciativa?

Unknown disse...

e ai, onde andas? vc mora onde em sp? eu estou em americana/sp...dá um grito...bom 2007!