quinta-feira, outubro 19, 2006

Fortaleza Digital

Li "Fortaleza Digital" de Dan Brown ainda no mês de agosto. Lançado em 1998 no Estados Unidos, é precursor do maior sucesso do autor "O Código da Vinci" que ganhou, inclusive, uma versão cinematográfica.

Como todos dizem, de fato a habilidade de Brown como contador de estórias é fascinante. Capítulos curtos, diálogos sucintos e ambientações breves, mas ricas dão um ritmo fundamental.O livro tem basicamente dois cenários: a cidade de Sevilha, na Espanha e o Departamento de Criptografia da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA - National Security Agency). O que poderia ser um elemento de monotonia acaba dando intimidade ao leitor com o ambiente. Na criptografia está o mistério, o diálogo ali realizado, principalmente entre a criptógrafa Susan Fletcher e o seu chefe, o comandante Strathmore vai dando as pistas para revelar a trama. Por outro lado, em Sevilha está a aventura, protagonizada por David Becker, um professor universitário, alçado pelas circunstâncias, à condição de agente secreto.

Completam o elenco outros funcionários da NSA; um empresário japonês megalomaníaco; um matador, a serviço do vilão, e os seus "alvos"; e o personagem estopim, morto no primeiro capítulo, o criptógrafo japonês Ensei Takando.

Cada personagem é responsável por conceder ao leitor diferentes pistas da trama, a cada capítulo mais instigante. Para se ter idéia, eu que não sou um leitor inveterado, "consumi" o livro em dois dias.

Se, por um lado, a estória nos coloca o dilema da privacidade versus segurança coletiva, tão comum nos dias atuais, principalmente nas grandes cidades. Por outro a estória é meio banal, como os filmes de ação em geral. Nem por um instante, consegui imaginar um final que não fosse feliz, por mais eletrizante que fosse o caminho até esse final. A felicidade da "mocinha" com o "mocinho" sempre pareceu certa. O fim trágico do vilão e seu plano também.

Enfim, a estória é boa, o livro prende o leitor. Mas a reflexão é ruim, me senti um consumidor do livro, que acrescenta pouco, mas serve para relaxar.

Título:
Fortaleza Digital
Autor:
Dan Brown
Na livraria:
R$17,80 na Cia. dos Livros
PDF grátis:
clique aqui

P.S.: Escrevi esse comentário e li o livro, por demanda da disciplina de Português Instrumental da Faculdade. Toda forma, valeu a pena.

Nenhum comentário: